quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Barça um exemplo a seguir...

É impressionante como o modelo de jogo aplicado aos Seniores está transferido para os outros escalões. Tenho a oportunidade de assistir a jogos da "cantera" do Barça e de facto dá gosto... Muito mais do que discutir se o sistema é 4-3-3, ou 3-4-3 é verificar a identidade do Barcelona. A sua maneira de jogar é ter a posse de bola, é o previligiar o passe curto, a procura da superioridade numérica, a paciência para provocar desiquilibrios no adversário.

Principios de jogo que passam na equipa de escalão para escalão sem sofrerem alterações, e que fazem com que haja uma completa identidade dentro do clube. Se jogam com 3 ou 4 defesas, com 2 ou 3 avançados.. pouco importa, já que a mobilidade torna esses jogos de posição bastante dinâmicos.

Quem me dera fazer parte de um clube a trabalhar desta maneira... conseguir ver que desde as escolinhas de futebol até aos escalões mais velhos, os princípios são os mesmos, os esquemas tácticos (cantos, lançamentos laterais, livres) são idênticos na sua base.

Acredito que só assim é possivel haver uma aposta séria nos jogadores da formação, já que independentemente do sistema de jogo, o que está por trás, a maneira de jogar, a interligação entre os jogadores... é a mesma, o que torna a integração dos atletas na hierarquia seguinte muito mais facil.

Para que isto aconteça é necessário definir um perfil de treinador e de jogador semelhante em toda a estrutura (como aliás foi sugerido à dias pelo SLB), só tendo estabilidade nessa estrutura e uma visão global de todas as equipas de formação é possível fazer um trabalho de referencia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.