segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Princípios específicos do Ataque e da Defesa

O futebol tem na sua base oito princípios fundamentais de jogo, sendo 4 defensivos e 4 ofensivos.

Os princípios ofensivos são estes:

Penetração
Movimento do portador da bola em direcção à baliza adversária com objetivo de destabilizar a defesa e criar vantagem numérica (Falcão).


Cobertura ofensiva
Garantir linhas de passe ao portador da bola em apoio Ofensivo (Falcão).



Mobilidade
Criar instabilidade e desequilíbrios de forma que haja sempre jogadores livres de marcação (Falcão).



Espaço

Movimentações realizadas com o objetivo de aumentar o espaço de jogo ofensivo para aumentar a distância entre as posições dos jogadores adversários e aumentar o espaço de jogo (Largura vs Profundidade) (Nogueira, Milheiro e Falcão).


Os princípios defensivos são:

Contenção
Quando um jogador realiza uma acção de oposição ao adversário portador da bola com objectivo de parar ou retardar o ataque (Falcão).


Cobertura Defensiva
Acção com o objectivo de dar apoio ao jogador que vai realizar a contenção com objetivo de ser obstáculo imediato ao adversário caso esse realize um drible sobre o jogador que foi defender na 1ª linha (Milheiro).


Equilíbrio
Movimentação colectiva de forma a que não seja permitido jogadores livres com linhas de passes mais ofensivas. Dar apoio aos jogadores que realizam a contenção e a cobertura com objetivo de dar estabilidade a defesa (toda a equipa, e em particular o Nogueira).


Concentração
Movimentações com a intenção de criar superioridade numérica em relação ao portador da bola, deverá haver a preocupação de
reduzir a largura e profundidade ao adversário, reduzindo o espaço entre linhas e espaço de construção (Salgueiro, Milheiro, Ben e Didi)



As imagens são do jogo com as Esc. Tomar e provam que sabemos interpretar os princípios específicos do ataque e da defesa do jogo, em competição.

Além do mais, é importante salientar que a partir de jogos reduzidos 3x3, 2x2 e com algumas variantes pode-se aplicar basicamente todos estes princípios específicos no treino. Nós na nossa equipa tentamos incutir estes processos aos nossos atletas, criando exercícios visando a aproximação ao jogo. No entanto existem algumas dificuldades que encontro ao nível do treino que teremos de alterar de forma a elevar o nível para encarar o futuro com mais competência e optimismo. Assim, foi solicitado por mim 3 alterações ao nosso director de escalão:

  • Mais 2, 3 atletas no treino e mais 1 treinador adjunto em campo.
  • Mais uma unidade de treino semanal
  • Todas as unidades de treino serem executadas num campo de futebol 7, com dimensões normais e duas balizas de futebol 7 (ao contrário da metade de um campo com uma única baliza com que temos treinado desde o inicio da época).
Sabemos que poderá parecer difícil, mas penso que será possível.... e ideias já há !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.