quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A importância da profundidade

A função principal de um Avançado é bastante óbvia: MARCAR GOLOS!

Sem dúvida é um jogador que tem que saber aproveitar as oportunidades. O seu posicionamento e a sua movimentação podem facilitar a criação das jogadas ofensivas, mesmo quando o atacante nem sequer recebe a bola. Em primeiro lugar, o avançado é na maioria das vezes o jogador mais próximo da baliza adversária. Por isso uma das suas funções é fazer com que cada vez mais o defensor seja obrigado a recuar.

No ataque, é importante que a equipe possua, pelo menos, um jogador o mais adiantado possível, utilizando a profundidade do campo. Este atacante deve sempre procurar ir para cima do último defensor e tentar levar ou empurrar a defesa para trás.”

Quanto maior a profundidade da equipe no ataque, mais difícil é para a defesa manter-se compacta. E quanto menos compacta estiver a defesa, mais espaço há para a construção do processo ofensivo.

Assim, o atacante pode facilitar a jogada sem sequer tocar na bola (ex. Néné do Benfica anos 80).


É importante incutir num avançado que a sua função não se resume apenas em fazer golos, mas sim facilitar todo processo ofensivo e ser uma primeira linha da recuperação defensiva da equipa impedindo o adversário da construção do ataque.

Na nossa equipa temos dois atletas que possuem o ADN necessário de um avançado. São muito diferentes na forma de jogar, mas muito iguais na forma como cumprem a sua função; O MIGUEL DOMINGUES e o JOÃO NOGUEIRA (24 e 25 já marcados). Este será sem dúvida um grande ano para estes dois Mini-Craques....

Um comentário:

  1. mister vo tentar marcar um golo e espero que seja o golo da vitoria.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.