terça-feira, 30 de novembro de 2010
Convocatória SAB - C.A. Riachense
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Princípios específicos do Ataque e da Defesa
O futebol tem na sua base oito princípios fundamentais de jogo, sendo 4 defensivos e 4 ofensivos.
Os princípios ofensivos são estes:
Penetração
Movimento do portador da bola em direcção à baliza adversária com objetivo de destabilizar a defesa e criar vantagem numérica (Falcão).
Cobertura ofensiva
Garantir linhas de passe ao portador da bola em apoio Ofensivo (Falcão).
Mobilidade
Criar instabilidade e desequilíbrios de forma que haja sempre jogadores livres de marcação (Falcão).
Espaço
Movimentações realizadas com o objetivo de aumentar o espaço de jogo ofensivo para aumentar a distância entre as posições dos jogadores adversários e aumentar o espaço de jogo (Largura vs Profundidade) (Nogueira, Milheiro e Falcão).
Os princípios defensivos são:
Contenção
Quando um jogador realiza uma acção de oposição ao adversário portador da bola com objectivo de parar ou retardar o ataque (Falcão).
Cobertura Defensiva
Acção com o objectivo de dar apoio ao jogador que vai realizar a contenção com objetivo de ser obstáculo imediato ao adversário caso esse realize um drible sobre o jogador que foi defender na 1ª linha (Milheiro).
Equilíbrio
Movimentação colectiva de forma a que não seja permitido jogadores livres com linhas de passes mais ofensivas. Dar apoio aos jogadores que realizam a contenção e a cobertura com objetivo de dar estabilidade a defesa (toda a equipa, e em particular o Nogueira).
Concentração
Movimentações com a intenção de criar superioridade numérica em relação ao portador da bola, deverá haver a preocupação de reduzir a largura e profundidade ao adversário, reduzindo o espaço entre linhas e espaço de construção (Salgueiro, Milheiro, Ben e Didi)
As imagens são do jogo com as Esc. Tomar e provam que sabemos interpretar os princípios específicos do ataque e da defesa do jogo, em competição.
Além do mais, é importante salientar que a partir de jogos reduzidos 3x3, 2x2 e com algumas variantes pode-se aplicar basicamente todos estes princípios específicos no treino. Nós na nossa equipa tentamos incutir estes processos aos nossos atletas, criando exercícios visando a aproximação ao jogo. No entanto existem algumas dificuldades que encontro ao nível do treino que teremos de alterar de forma a elevar o nível para encarar o futuro com mais competência e optimismo. Assim, foi solicitado por mim 3 alterações ao nosso director de escalão:
- Mais 2, 3 atletas no treino e mais 1 treinador adjunto em campo.
- Mais uma unidade de treino semanal
- Todas as unidades de treino serem executadas num campo de futebol 7, com dimensões normais e duas balizas de futebol 7 (ao contrário da metade de um campo com uma única baliza com que temos treinado desde o inicio da época).
domingo, 28 de novembro de 2010
4 momentos na Nabancia...
sábado, 27 de novembro de 2010
Esc.Tomar 2 x 4 SAB
Toy Story3 - 4 Prémios para 4 Cromos
Provavelmente o local mais desarrumado do mundo
Liga Mini-Craques - Jogo com a Esc.Tomar
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
A importância da profundidade
A função principal de um Avançado é bastante óbvia: MARCAR GOLOS!
Sem dúvida é um jogador que tem que saber aproveitar as oportunidades. O seu posicionamento e a sua movimentação podem facilitar a criação das jogadas ofensivas, mesmo quando o atacante nem sequer recebe a bola. Em primeiro lugar, o avançado é na maioria das vezes o jogador mais próximo da baliza adversária. Por isso uma das suas funções é fazer com que cada vez mais o defensor seja obrigado a recuar. No ataque, é importante que a equipe possua, pelo menos, um jogador o mais adiantado possível, utilizando a profundidade do campo. Este atacante deve sempre procurar ir para cima do último defensor e tentar levar ou empurrar a defesa para trás.” |
Quanto maior a profundidade da equipe no ataque, mais difícil é para a defesa manter-se compacta. E quanto menos compacta estiver a defesa, mais espaço há para a construção do processo ofensivo.
Assim, o atacante pode facilitar a jogada sem sequer tocar na bola (ex. Néné do Benfica anos 80).
É importante incutir num avançado que a sua função não se resume apenas em fazer golos, mas sim facilitar todo processo ofensivo e ser uma primeira linha da recuperação defensiva da equipa impedindo o adversário da construção do ataque.
Na nossa equipa temos dois atletas que possuem o ADN necessário de um avançado. São muito diferentes na forma de jogar, mas muito iguais na forma como cumprem a sua função; O MIGUEL DOMINGUES e o JOÃO NOGUEIRA (24 e 25 já marcados). Este será sem dúvida um grande ano para estes dois Mini-Craques....
Convocatória Escolas Tomar - SAB
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Apanhados # 26 - O CR7 em 1967....
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Próximo jogo na NABÂNCIA
Rendimento vs Motivação
A nossa Maltinha joga, cresce, progride com a bola no pé, não teme o adversário, respeita-o, conseguindo, com Fair-Play, com a união do talento e da qualidade de cada um, ultrapassar as dificuldades que surgem e assim criar um grupo forte. Por vezes, dentro de campo há fases que temos de saber sofrer e lidar com a pressão, por mérito do adversário ou por estratégia nossa. Eu defendo que a motivação é o ponto de partida para o sucesso. Quem está feliz, de bem com a vida e tem paz de espírito consegue fazer mais e melhor. O rendimento aumenta em proporcionalidade directa com a motivação.
Uma equipa é isso mesmo: uma família, onde se juntam diversos egos, virtudes e defeitos e o objectivo é potencializar cada Atleta em busca de uma finalidade comum, que no nosso caso é a alegria em cada Mini-craque.
O nosso segredo, independentemente do resultado é trabalharmos todos por um objectivo criado pelas nossas crianças.
Carlos Milheiro
sábado, 20 de novembro de 2010
Liga Mini-Craques - Jogo com o U.Tomar
SAB 3 x 2 U.TOMAR
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
O nosso blog foi adicionado á GLORIOSASFERA
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Convocatória SAB - U.Tomar
NS Alferrarede sub11 - 3 x 7 - SAB
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
O Futebolês do Sec. XXI
Cimeira OTAN - Lisboa 2010
Maltinha, temos 3 cromos como Jovens Atlanticistas acreditados na cimeira de Lisboa. Irão ter oportunidade de participar num encontro histórico no nosso Pais. Poderão apertar a mão aos lideres dos países que fazem parte da NATO.
Jonah Lomu e Michael Jordan
domingo, 14 de novembro de 2010
Missão cumprida no Seixal
sábado, 13 de novembro de 2010
3 x "Franciscos" de regresso ao Seixal
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Curiosidades #2 - Assiduidade nos Treinos
Mascote da equipa
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Paulo Bento perdão DIDI....(actualização)
Avaliações escolares
terça-feira, 9 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Cromitos no Seixal
Liga Mini-Craques - Actualização dos Pontos
Liga Mini-Craques - Actualização das Regras
Avaliação base Mister Rui e Mister Carlos: cada um dos treinadores atribui a cada jogador uma nota de zero a dez (0 a 10) pela sua prestação no jogo.
Bónus Adeptos: o primeiro adepto (pai, mãe, avó, tia, primo, irmão, etc…) a ir ao blog a seguir ao jogo, tem direito a atribuir 3 pontos ao jogador que na sua opinião se destacou mais nesse jogo.
Bónus golos/assistências: cada golo ou cada assistência vale 1 ponto para o jogador que marcar o golo e 1 ponto para o jogador que fizer a assistência. Esta pontuação só é válida para jogadas de bola corrida.
Bónus zero golos sofridos: em todos os jogos que a equipa não sofrer golos são atribuídos 10 pontos aos guarda-redes e 3 pontos aos defesas (para receber estes pontos, os atletas têm de ser convocados). Para receber 10 pontos o guarda-redes tem de jogar pelo menos metade do jogo. Se não jogar metade do jogo só recebe 5 pontos.
Bónus esquemas tácticos: nas situações em que os golos são obtidos em lances de bola parada (cantos, livres, grandes penalidades* e lançamentos de linha lateral) são atribuídos 1 ponto extra a todos os jogadores que participaram na jogada.
* Grandes penalidades: por cada grande penalidade defendida serão atribuídos 10 pontos ao guarda-redes que a defender. Por cada penalidade falhada serão atribuídos cinco pontos negativos ao jogador que a falhar.
Penalizações - Cartões Amarelos -20, Vermelho -50
A pontuação final serão somatório de todos os pontos ganhos pelos atletas nas situações acima referidas.
Esta actualização entrou em vigor já no jogo do CADE.
É uma ideia do Mister Rui Martins
sábado, 6 de novembro de 2010
2ª Jornada CADE 0 x 12 SAB
Ambição, Orgulho e Classe a 100%
Concurso de "Penaltys"
Resultados da 2ª Jornada já conhecidos
C.D.TORRES NOVAS 0 - ESCOLA TOMAR 5